Prefeito de Kharkiv: será possível restaurar a cidade em 2-3 anos

Fonte: Wikinotícias

9 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de dez agências da ONU estão trabalhando em um plano para reconstruir Kharkiv, na Ucrânia, que está sob ataque das forças russas há mais de dois meses.

A reconstrução da cidade será supervisionada por um grupo de trabalho da ONU coordenado pela Comissão Econômica da ONU para a Europa. Ninguém tem ilusões sobre as dificuldades que terão de ser enfrentadas - muito menos o prefeito de Kharkov, Igor Terekhov.

Em uma entrevista de Kharkov, ele disse que o trabalho está sendo realizado sob “incessantes bombardeios russos”. Segundo ele, a implementação do plano precisará começar imediatamente após a crise.

“Acho que, após o fim das hostilidades, poderemos restaurar a cidade dentro de dois ou três anos para que fique ainda melhor do que era. Começaremos a reconstruir e restaurar a cidade como uma cidade ideal do futuro”, disse Terekhov.

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, tornou-se o epicentro dos combates. Segundo Terekhov, 25% dos edifícios residenciais da cidade foram destruídos. Segundo ele, a Rússia bombardeou prédios administrativos, escolas, hospitais e creches, transformando a infraestrutura da cidade em ruínas.

O desenvolvimento do plano é liderado pelo arquiteto inglês Lord Norman Foster. Ele acredita que esta é uma oportunidade de combinar a herança do passado com as novas tecnologias necessárias para criar a cidade do futuro.

“Esta é uma oportunidade de tornar a cidade do futuro ainda mais majestosa do que era no passado. Esta é uma oportunidade para torná-la mais dinâmica e mais avançada em termos de tendências, tecnologia, indústria - tudo o que torna a cidade grande”, disse Lord Foster.

Enquanto a crise continua, é impossível determinar quanto tempo levará para restaurar Kharkov e quanto isso custará.

Fontes