Prefeito de Kharkiv: será possível restaurar a cidade em 2-3 anos
9 de maio de 2022
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Mais de dez agências da ONU estão trabalhando em um plano para reconstruir Kharkiv, na Ucrânia, que está sob ataque das forças russas há mais de dois meses.
A reconstrução da cidade será supervisionada por um grupo de trabalho da ONU coordenado pela Comissão Econômica da ONU para a Europa. Ninguém tem ilusões sobre as dificuldades que terão de ser enfrentadas - muito menos o prefeito de Kharkov, Igor Terekhov.
Em uma entrevista de Kharkov, ele disse que o trabalho está sendo realizado sob “incessantes bombardeios russos”. Segundo ele, a implementação do plano precisará começar imediatamente após a crise.
“Acho que, após o fim das hostilidades, poderemos restaurar a cidade dentro de dois ou três anos para que fique ainda melhor do que era. Começaremos a reconstruir e restaurar a cidade como uma cidade ideal do futuro”, disse Terekhov.
Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, tornou-se o epicentro dos combates. Segundo Terekhov, 25% dos edifícios residenciais da cidade foram destruídos. Segundo ele, a Rússia bombardeou prédios administrativos, escolas, hospitais e creches, transformando a infraestrutura da cidade em ruínas.
O desenvolvimento do plano é liderado pelo arquiteto inglês Lord Norman Foster. Ele acredita que esta é uma oportunidade de combinar a herança do passado com as novas tecnologias necessárias para criar a cidade do futuro.
“Esta é uma oportunidade de tornar a cidade do futuro ainda mais majestosa do que era no passado. Esta é uma oportunidade para torná-la mais dinâmica e mais avançada em termos de tendências, tecnologia, indústria - tudo o que torna a cidade grande”, disse Lord Foster.
Enquanto a crise continua, é impossível determinar quanto tempo levará para restaurar Kharkov e quanto isso custará.
Fontes
- ((ru)) Мэр Харькова: после войны можно будет восстановить город за 2–3 года — Voz da América, 9 de maio de 2022
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. |