Preços ao consumidor nos EUA sobem no ritmo mais rápido em 40 anos

Fonte: Wikinotícias

12 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os preços ao consumidor nos EUA subiram 8,5% em março em comparação com um ano atrás, o maior aumento anual em mais de 40 anos, informou o governo na terça-feira.

Os aumentos de preços atingiram os consumidores americanos em segmentos-chave da maior economia do mundo, com os custos da gasolina subindo para os motoristas, os preços das moradias subindo e o custo dos alimentos nos supermercados, de acordo com o relatório do Bureau of Labor Statistics do Departamento do Trabalho.

Os custos de vida mais altos para produtos essenciais estão atingindo os consumidores onde eles mais sentem – em suas carteiras – e compensando ou superando os maiores salários dos trabalhadores com os aumentos salariais.

A taxa de inflação também está ofuscando a rápida recuperação da economia dos EUA da pandemia de coronavírus que varreu o país há dois anos, com a criação de centenas de milhares de empregos nos últimos meses e a taxa de desemprego caindo para 3,6%, perto dos cinco -década baixa, figura pré-pandemia.

O relatório do governo não deu nenhuma indicação de que os preços estão diminuindo, com a inflação saltando 1,2% de fevereiro a março, acima dos oito décimos de ponto percentual de janeiro a fevereiro.

A inflação de março foi a primeira que refletiu o aumento nos preços da gasolina nos postos de gasolina após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, que agitou os mercados mundiais de petróleo ao mesmo tempo em que interrompeu o transporte global e o abastecimento de alimentos.

De acordo com o grupo de motoristas AAA, o preço médio de um galão de gasolina (3.785 litros) chegou a US$ 4,10, um aumento de 43% em relação ao ano anterior, embora tenha caído um pouco nas últimas semanas. O relatório do governo de terça-feira mostrou que o índice de energia aumentou 11% em março, após um aumento de 3,5% em fevereiro. O índice de gasolina subiu acentuadamente em março, subindo 18,3% após alta de 6,6% em fevereiro.

Os preços mais altos dos combustíveis, por sua vez, aumentaram os custos de transporte para o embarque de mercadorias, incluindo alimentos.

O índice de alimentos subiu 1% em março em relação a fevereiro. A alta é de 8,5% em relação aos 12 meses anteriores.

Em um esforço para conter os gastos do consumidor e cortar a inflação, os formuladores de políticas do banco central do país, o Federal Reserve, aprovaram no mês passado um aumento de 0,25 ponto percentual em sua taxa básica de juros e podem aumentar a taxa novamente em cada uma de suas seis reuniões restantes em 2022.

Esses aumentos de taxas têm uma influência direta nos custos de empréstimos que consumidores e empresas pagam, o que pode reduzir seus gastos e possivelmente conter a inflação nos próximos meses. Mas o efeito do aumento da taxa é incerto.

O aumento da inflação nos Estados Unidos também pode desempenhar um papel fundamental nas eleições parlamentares de novembro.

Fontes