Príncipe Philip é enterrado em Windsor, Inglaterra

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O anúncio oficial da morte publicado em frente ao Palácio de Holyroodhouse, Edimburgo

O Príncipe Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth do Reino Unido, foi enterrado hoje à tarde, pelas 15h45min no horário local, na cripta da Capela São Jorge, no Castelo de Windsor.

Devido a pandemia de covid-19, que mantém o país sob medidas que restringem aglomerações, o funeral foi limitado a 30 familiares, incluindo a Rainha, os filhos do casal, Charles, Anne, Andrew e Edward, com seus cônjuges, e todos os oito netos, entre os quais os príncipes William e Harry e os menores, Lady Louise e Visconde Jaime, respectivamente com 17 e 13 anos de idade.

Quem não assistiu à cerimônia foi Meghan Markle, que segundo a imprensa não viajou da Califórnia para a Inglaterra por conselho de seu médico. A esposa de Harry está grávida e o nascimento do bebê, uma menina, é esperado para o final de maio em diante.

Os bisnetos do duque também não estiveram presentes, incluindo o mais velho, o Príncipe George, que completará 8 anos no dia 22 de julho próximo e que um dia será o Rei do Reino Unido.

A cerimônia

A cerimônia fúnebre começou por volta das 14h16min em horário local (10h16 em horário brasileiro), quando os membros da família, entre eles Kate Middleton, entraram nos carros oficiais em frente ao castelo e foram conduzidos à capela.

Em seguida, começaram as homenagens militares no jardim central do castelo (chamado quadrângulo), realizadas por militares da Royal Navy, Royal Marines, The Highlanders, 4th Battalion Royal Regiment of Scotland e da Royal Air Force.

O caixão deixou o castelo por volta das 14h35min, tendo sido carregado no Land Rover especialmente desenhado pelo próprio Philip para este fim (veja aqui). A rainha deixou o castelo, de carro, por volta das 14h40min, acompanhada de sua prima Alexandra de Kent, tendo a procissão começado logo após, com o Land Rover sendo seguido a pé pelos quatro dos filhos do casal, os Príncipes William e Harry, e por Peter Philips, Sir Timothy Laurence e David e Conde de Snowdom. Eram 14h55min quando a procissão chegou à capela e a Rainha entrou no templo. Salvas de canhão foram lançadas antes do caixão ser conduzido para dentro da Capela São Jorge, o que aconteceu exatamente às 15horas em horário local, conforme plano previamente anunciado pela Casa Real (veja aqui).

Dentro da igreja, as poucas pessoas participantes estavam todas em rigoroso distanciamento social por grupo familiar. Um coro entoou um hino antes do Decano de Windsor começar o serviço religioso “para relembrar de quantas formas a longa vida do príncipe foi uma benção para todos nós”. Faltando 20 minutos para as 15 horas, novas homenagens militares foram feitas, incluindo a execução de uma música em gaita de foles por um integrante do Battalion Royal Regiment of Scotland, antes do hino nacional, God Save The Queen (Deus Salve A Rainha), ser entoado (veja todo plano do serviço aqui).

A cerimônia religiosa terminou por volta das 15h45min, tendo o enterro sido privado.

Conforme explicado pelo Palácio, tratou-se de uma “Cerimônia Funeral Real” (Ceremonial Royal Funeral), mas não de um “Funeral de Estado’ (State Funeral), destinado a monarcas.

Grandes veículos de imprensa como a BBC, The Telegraph e o La Vanguardia, este da Espanha, transmitiram a cerimônia ao vivo, inclusive nos canais do You Tube. Na hora da procissão, por exemplo, 546 mil pessoas assistiam o evento no canal da BBC na rede social.

O canal oficial The Royal Family no You Tube também transmitiu o funeral.

A morte

Philip, que também detinha o título de Duque de Edimburgo, morreu na manhã do dia 09 de abril passado, no Castelo de Windsor, aos 99 anos de idade. Entre fevereiro e março ele havia ficado 28 dias consecutivos internado para tratar, inicialmente, de uma infecção, tendo posteriormente também necessitado de uma cirurgia cardíaca.

Durante a semana toda, milhares de homenagens foram deixadas em frente às diversas residências reais da família, com os britânicos expressando suas condolências com flores, cartões e velas.


Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit