Prêmio Nobel da Paz russo doa medalha para financiar refugiados ucranianos

Fonte: Wikinotícias
Dmitry Muratov, logo após ter recebido o prêmio Freedom of Speech and Expression Award em nome da Novaya Gazeta em Middelburg, Holanda, em 29 de maio de 2010

30 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O jornalista russo Dmitry Muratov, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz no ano passado, disse que vai leiloar sua medalha para apoiar os refugiados ucranianos.

Dmitry Muratov é um jornalista russo, apresentador de televisão e editor-chefe do jornal russo Novaya Gazeta. Ele recebeu inúmeros prêmios e homenagens por suas contribuições ao jornalismo. Muratov recebeu o em 2007 do Comitê para a Proteção dos Jornalistas por sua bravura em defender a liberdade de imprensa diante do perigo.

Em 29 de janeiro de 2010, ele foi reconhecido pelo governo francês por sua devoção à liberdade dos jornalistas. Ele recebeu a Ordem Nacional da Legião de Honra; a mais alta condecoração civil da França. Muratov viajou para a Holanda em maio de 2010 para receber o Prêmio Quatro Liberdades pela Novaya Gazeta.

Em 2016, Muratov aceitou o Prêmio Golden Pen of Freedom da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias.

De acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa.

Referência

Fontes