Prêmio Nobel da Paz russo doa medalha para financiar refugiados ucranianos

Dmitry Muratov, logo após ter recebido o prêmio Freedom of Speech and Expression Award em nome da Novaya Gazeta em Middelburg, Holanda, em 29 de maio de 2010

30 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O jornalista russo Dmitry Muratov, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz no ano passado, disse que vai leiloar sua medalha para apoiar os refugiados ucranianos.

Dmitry Muratov é um jornalista russo, apresentador de televisão e editor-chefe do jornal russo Novaya Gazeta. Ele recebeu inúmeros prêmios e homenagens por suas contribuições ao jornalismo. Muratov recebeu o em 2007 do Comitê para a Proteção dos Jornalistas por sua bravura em defender a liberdade de imprensa diante do perigo.

Em 29 de janeiro de 2010, ele foi reconhecido pelo governo francês por sua devoção à liberdade dos jornalistas. Ele recebeu a Ordem Nacional da Legião de Honra; a mais alta condecoração civil da França. Muratov viajou para a Holanda em maio de 2010 para receber o Prêmio Quatro Liberdades pela Novaya Gazeta.

Em 2016, Muratov aceitou o Prêmio Golden Pen of Freedom da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias.

De acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa.

Referência

Fontes