Prémio Internacional Calouste Gulbenkian distingue organizações ambientais
17 de Julho de 2010
A Sociedade dos Jornalistas do Ambiente e o Instituto do Ambiente Alpino foram os vencedores do Prémio Internacional Calouste Gulbenkian deste ano, recebendo o valor de 100 mil euros.
A Sociedade dos Jornalistas do Ambiente (SEJ), sediada nos EUA, é uma organização independente, fundada em 1990, por um grupo de repórteres, editores e produtores de todos os meios de comunicação social, que reúne actualmente mais de 1 500 membros de 30 países, e tem como objectivo o aperfeiçoamento da qualidade do trabalho jornalístico em matéria ambiental. Para este efeito, a sociedade tem promovido variados cursos, conferências e visitas de estudo a locais onde a degradação ambiental é mais sensível.
Fundado em 1995, o Instituto do Ambiente Alpino reúne sobretudo jovens investigadores, orientado a sua actividade de investigação numa perspectiva que combina a identificação e diagnóstico de problemas ambientais das zonas montanhosas com a procura de soluções e alternativas e sustentáveis, que possam recolher o apoio activo dos diferentes actores sociais e económicos envolvidos.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Ricardo Garcia. Gulbenkian premeia associação de jornalistas e instituto — ecosfera.publico, 17 de Julho de 2010
- ((pt)) Virgílio Azevedo. Sociedade de Jornalistas e Instituto Alpino ganham Prémio Internacional Gulbenkian — expresso.pt, 17 de Julho de 2010
- ((pt)) Prémio Gulbenkian distingue ambiente — rtp.pt, 17 de Julho de 2010