Portugal exorta EUA a conter proposta chinesa em importante porto marítimo

Fonte: Wikinotícias
Panorâmica do Porto de Sines

6 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Portugal está atraindo a atenção das grandes potências da atualidade. Analistas alertam que, a menos que os Estados Unidos se movam rapidamente, a China em breve expandirá seu controle sobre um importante porto marítimo português.

Daqui a um mês, está previsto para ser decidido o destino de um novo terminal no Porto de Sines, na costa sudoeste de Portugal.

Sines é "o primeiro porto de águas profundas se você for dos Estados Unidos para a Europa, por isso é uma infraestrutura muito importante", disse Domingos Fezas Vital, embaixador de Lisboa nos Estados Unidos, em uma entrevista por telefone.

Em 2012, a República Popular da China adquiriu uma participação em um dos quatro terminais do porto, chamando a atenção para o movimento estratégico de Pequim.

“Agora temos uma licitação internacional para um quinto terminal, que será um segundo terminal de contêineres”, disse Fezas Vital à VOA. “Gostaríamos muito, muito, muito que empresas americanas concorressem a esta licitação; Acho que vai ser muito importante ter uma presença americana em Sines.” Fezas Vital disse que não importava se a oferta era "apenas americana (ou) americana junto com amigos e aliados".

Eric Brown é um membro sênior do Hudson Institute disse em um entrevista por telefone:

"É claro que uma das ambições da China é controlar os litorais da Eurásia e grandes partes da África. E eu diria que isso também inclui a América Latina. Uma das maneiras pelas quais eles estão tentando adquirir esse controle é por meio de investimentos econômicos dirigidos politicamente por meio de empresas estatais e empresas estatais em portos críticos que contornam o Pacífico, o Oceano Índico e o Mediterrâneo."

Clyde Prestowitz, fundador e presidente do Economic Strategy Institute, acredita que o modelo atual de condução de negócios e política, como praticado pelos Estados Unidos e outras nações democráticas, precisa ser refeito para enfrentar o desafio apresentado por Pequim.

No modelo chinês, as empresas estatais são orientadas a fazer investimentos e ofertas que “uma empresa normal não faria”, disse Prestowitz.

Em contraste, "do nosso jeito, o americano, o anglo-saxão, o jeito democrático de dirigir uma economia é que o governo não faz investimentos, as empresas independentes devem fazer isso. Portanto, esta noção de união entre governo, empresas e empresas estatais é alheia a todo o conceito de como dirigimos um governo ”, disse ele.

Fontes