Portugal: Três bombeiros morreram em Tábua no combate aos fogos florestais
17 de setembro de 2024
A Rádio Boa Nova, do concelho de Oliveira do Hospital, avançou a notícia do acidente com a equipa de cinco Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, que foram apanhados pelo incêndio florestal em Tábua. Três estiveram desaparecidos e acabaram por ser encontrados mortos. No acidente morreram um bombeiro e duas bombeiras, depois de o carro ter sido apanhado pelas chamas.
O Jornal de Notícias relatou que o carro em que dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha seguia e avariou na frente de incêndio num povoamento florestal. Dos cinco tripulantes, dois conseguiram fugir, mas três foram apanhados pelas chamas, cerca das 12h20 horas.
Um dos bombeiros mortos é irmão do comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha.
Pouco depois da notícia, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou-se "profundamente consternado" com a morte de três bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha, a quem endereçou condolências, bem como aos respetivos familiares.
"O presidente da República está profundamente consternado com o acidente com uma viatura de bombeiros, causando o falecimento de três bombeiros, expressando as suas mais sentidas condolências aos familiares, bem como à Corporação dos Bombeiros de Oliveirinha", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República no site.
Em Portugal, mais de uma centena de concelhos sobretudo das regiões Norte e Centro mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Artmosfera (IPMA). Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, pelo menos até às 18:00 de hoje.
Quatro pessoas morreram desde domingo e 40 outras ficaram feridas na sequência dos incêndios que atingem as regiões norte e centro do país.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Avaria mata três bombeiros em Tábua
. Vítimas são duas mulheres e um homem — Rádio Boa Nova, Sapo.pt, 17 de setembro de 2024 - ((pt)) Paula Azevedo Campos. Comunicado: Ministérios declaram situação de alerta em todo o território continental — Governo de Portugal, 15 de setembro de 2024