Polícia russa prende mais de 1.000 manifestantes anti-guerra na Rússia

Fonte: Wikinotícias

24 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A polícia russa deteve mais de 1.300 manifestantes anti-guerra em 50 cidades russas na quinta-feira, de acordo com OVD-Info, um grupo independente russo de direitos humanos.

Manifestações anti-guerra eclodiram depois que uma operação militar contra a Ucrânia foi anunciada. A organização de direitos humanos disse que a maioria das detenções, 660, ocorreu em Moscou.

O grupo disse que prisões também foram feitas em São Petersburgo, Novosibirsk, Yekaterinburg e outras cidades.

O presidente russo, Vladimir Putin, usou um discurso televisionado para anunciar o que chamou de uma operação militar “especial” no leste da Ucrânia, em resposta ao que chamou de ameaças ucranianas. Ele alertou outros países para não intervir, declarando que enfrentarão “consequências que nunca viram” se o fizerem.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse que o governo estava introduzindo a lei marcial em todo o país depois que “a Rússia atacou traiçoeiramente nosso estado pela manhã, como a Alemanha nazista fez nos anos da Segunda Guerra Mundial.”

A Otan está reforçando sua presença militar para defender países aliados na Europa Oriental, se necessário, disse a aliança militar horas depois que as forças russas invadiram a Ucrânia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o povo da Ucrânia estava sofrendo “um ataque não provocado e injustificado das forças militares russas”, acrescentando: “O mundo responsabilizará a Rússia”.

Fontes