Polícia da África do Sul investiga a morte de 21 adolescentes

Fonte: Wikinotícias

28 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades sul-africanas dizem que o dono de um bar onde pelo menos 17 adolescentes foram encontrados mortos e outros quatro morreram enquanto recebia atendimento médico deve responder a acusações. A polícia que investiga as mortes misteriosas na província de Eastern Cape diz que não descartou a possibilidade de os adolescentes terem sido envenenados.

A polícia sul-africana diz que está investigando e aguardando os resultados da autópsia depois que os corpos dos adolescentes foram encontrados em um bar no início da manhã de domingo, sem causa visível da morte.

O Brigadeiro Thembinkosi Kinana é um porta-voz da polícia.

“Enquanto entendemos a urgência deste assunto e a ansiedade do público, em particular das famílias afetadas que querem respostas. Pedimos que demos tempo suficiente para que nossos detetives finalizem essas investigações. Devo também acrescentar que não fizemos nenhuma prisão nesta fase”, disse ele.

A polícia sul-africana diz que o proprietário deve enfrentar acusações e não descartou a possibilidade de que os adolescentes tenham sido envenenados.

O porta-voz Kinana disse que meia dúzia de corpos não foram imediatamente reclamados.

“Estamos fazendo um apelo aos pais ou parentes que podem não ter visto seus filhos desde o fim de semana passado para que reservem um tempo para fazer perguntas. Também estamos convocando os pais cujos filhos que podem ter sobrevivido ao incidente da taverna, mas ainda estão se sentindo mal, por favor, visitem hospitais e clínicas para exames médicos”, disse ele.

A polícia foi chamada à Enyobeni Tavern, no leste de Londres, na província de Eastern Cape, onde a mídia local informou que os corpos foram encontrados caídos no chão e nas mesas.

O dono da taverna, Siyakangela Ndevu, disse à agência de notícias AFP que os clientes tentaram forçar a entrada no bar, apesar de já estar lotado.

Mas as autoridades de segurança foram rápidas em descartar uma debandada por causa da falta de ferimentos nos corpos, alguns com apenas 13 anos de idade.

Dezoito é a idade legal para beber na África do Sul.

Lucky Ntimane é Coordenador do Conselho Nacional de Comerciantes de Licor da África do Sul.

“O dono tinha funcionários trabalhando lá, tinha seguranças, eles podiam ter visto, facilmente visto que havia menores naquele estabelecimento. Mas isso foi permitido, o proprietário colocou os lucros antes das pessoas. Ele nunca deveria negociar álcool em sua vida. A licença deve ser revogada com efeito imediato”, disse ele.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, expressou condolências às famílias por meio de seu porta-voz, Vincent Magwenya. | “Enquanto o presidente aguarda mais informações sobre o incidente, seus pensamentos estão com as famílias que perderam crianças. O presidente, no entanto, também está preocupado com as circunstâncias relatadas em que esses jovens foram reunidos em um local que, aparentemente, deveria ser proibido para menores de 18 anos. O presidente espera que a lei siga seu curso após investigações sobre a tragédia”, disse.

Ele acrescentou que as mortes foram ainda mais trágicas, pois aconteceram durante o mês da juventude na África do Sul.

Mês da juventude desenvolvido a partir do Dia Nacional da Juventude de 16 de junho, quando a África do Sul reflete sobre o massacre de estudantes durante a Revolta de Soweto de 1976 contra o apartheid.

Alguns dos mortos também eram estudantes comemorando o fim dos exames do meio do ano.

Fontes