Saltar para o conteúdo

Polícia canadense prende 3 homens, após violência em templo hindu

Fonte: Wikinotícias

5 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades canadenses apresentaram acusações contra três pessoas na segunda-feira, após a violência que eclodiu no domingo em um templo hindu perto de Toronto, onde ativistas sikhs realizaram uma manifestação pró-Khalistan, de acordo com um relatório da Reuters.

A polícia local diz que um homem de 43 anos foi acusado de causar distúrbios e agredir um oficial de paz e um homem de 23 anos foi acusado de agressão com arma. Enquanto isso, um homem de 31 anos foi acusado de travessuras.

Além disso, a polícia diz que tomou conhecimento do vídeo de um policial de folga que foi visto participando do protesto. A polícia diz que está investigando esse caso e o policial foi suspenso.

Os primeiros-ministros da Índia e do Canadá denunciaram a violência que eclodiu no domingo em vários locais no subúrbio de Toronto, incluindo o templo hindu.

"Condeno veementemente o ataque deliberado a um templo hindu no Canadá", disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que os "atos de violência" eram inaceitáveis.

O vídeo do distúrbio no templo parecia mostrar uma briga entre hindus e sikhs que incluía imagens de pessoas batendo umas nas outras com mastros de bandeira do lado de fora do Hindu Sabha Mandir, na cidade de Brampton, de acordo com a Reuters. Não ficou claro, no entanto, como a violência foi iniciada.

"A comunidade hindu no Canadá está sentindo que não está recebendo um lugar seguro para o culto", disse Arunesh Giri, presidente da Fundação Hindu Canadense, à Agence France-Presse.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia pediu ao Canadá que "garanta que todos os locais de culto sejam protegidos" de ataques como os de domingo. "Também esperamos que aqueles que se entregam à violência sejam processados", disse o ministério.

Ativistas sikhs disseram à Reuters que ativistas pró-Khalistan na manifestação do templo hindu estavam protestando contra a presença de diplomatas indianos. Os ativistas disseram que outro comício foi realizado em um templo sikh.

Khalistan é a pátria sikh que alguns ativistas querem criar no estado indiano de Punjab. O Canadá é o lar da maior comunidade sikh fora da Índia. Imagens das interrupções postadas nas redes sociais mostram algumas pessoas carregando as bandeiras amarelas do movimento pró-Khalistan.

A violência ocorre em meio a laços diplomáticos desgastados entre a Índia e o Canadá. O Canadá expulsou recentemente seis diplomatas indianos pelo assassinato de um líder separatista sikh em 2023 no Canadá. A resposta retaliatória da Índia à expulsão de seus diplomatas do Canadá foi expulsar seis diplomatas canadenses da Índia.

O Canadá acusou a Índia de atacar ativistas sikhs no Canadá. A Índia disse que a alegação é "absurda e infundada".