Polêmica sobre decoração de Natal nos EUA

Fonte: Wikinotícias

28 de dezembro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As decorações de Natal este ano nos EUA foram motivo de polêmica. Lojas de departamento substituíram as tradicionais mensagens de "Merry Christmas" ("Feliz Natal") por "Happy Holidays" ("Boas férias"). Alguns americanos não gostaram da mudança e protestaram.

O pastor da Igreja Batista Jerry Falwell incentivou os cristãos a boicotar a rede de lojas Target Corporation, a sexta maior empresa do ramo nos EUA.

Outras lojas também foram alvo de críticas, entre elas a Costco Wholesale Corporation, que é considerada a maior rede de lojas a verder no atacado do mundo. Falwell e a Associação pela Família Americana ameaçaram com boicote tanto a Costco quanto a Target pelo facto de elas não usarem explicitamente as mensagens "Merry Christmas" ("Feliz Natal").

Uma polêmica semelhante movimentou o Capitólio em Washington, D.C. este ano. O tradicional enfeite conhecido como "Christmas Tree" ("Árvore de Natal") teve seu nome alterado para "Holiday Tree" ("Árvore de férias"). Contudo, após protestos do orador da Câmara Dennis Hastert (R-IL) o enfeite voltou a ser chamado de "Christmas Tree" ("Árvore de Natal").

Fontes