Petroleiros se unem aos protestos contra o governo do Irã

Fonte: Wikinotícias

11 de outubro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Trabalhadores da empresa petrolífera entraram em greve no dia 10, enquanto os protestos contra o governo continuam no Irã.

Dezenas de trabalhadores de uma usina de petróleo na província de Busher, no sudoeste do Irã, bloquearam a estrada e protestaram.

A greve parece fazer parte dos protestos antigovernamentais iranianos desencadeados pela morte de Mahsa Amini.

Vídeos de trabalhadores cantando slogans como 'Não tenha medo, estamos juntos' e 'Morte ao ditador' foram postados nas mídias sociais.

Por outro lado, a mídia iraniana Tasnim informou que a greve foi causada por uma disputa salarial entre a fábrica e 700 trabalhadores. Um funcionário local também explicou que a greve foi causada pela insatisfação com os salários.

É a primeira vez que protestos antigovernamentais no Irã se espalham para o setor petrolífero, principal indústria do país. O Irã é um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Anteriormente, Amini, uma mulher curda, foi presa pela polícia por não usar um hijab enquanto visitava a capital Teerã no dia 13 do mês passado e morreu enquanto era interrogada.

À medida que a morte de Amini se tornou conhecida, protestos antigovernamentais em larga escala continuaram pela quarta semana no Irã, incluindo a capital, Teerã.

A Iran Human Rights, com sede na Noruega, disse anteriormente que os protestos mataram pelo menos 185 pessoas, incluindo 19 crianças, até 6 de outubro.

Fontes