Pesquisas eleitorais terão que usar dados do IBGE

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasil • 9 de setembro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os institutos de pesquisas terão que usar como base das pesquisas eleitorais os dados populacionais oficiais medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o que determina a emenda aprovada há pouco pelo Senado de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). A emenda foi apresentada ao projeto (PLC 141/09) de reforma eleitoral, cujo texto base foi aprovado hoje (9).

Tanto o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), quanto o do PSDB, Arthur Virgílio (AM), foram contrários à emenda, que acabou aprovada. O senador Crivella justificou a proposta como uma forma de dificultar a manipulação de pesquisas.

O Senado também aprovou hoje a manutenção da exigência de idoneidade moral e reputação ilibada, como condição para os candidatos a cargos eletivos. A exigência é prevista na emenda apresentada à reforma eleitoral pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Os senandores Arthur Virgílio, Wellington Salgado (PMDB-MG) e Valter Pereira (PMDB-MS) consideraram os critérios subjetivos. No entanto, a emenda já havia sido acatada pelos relatores, os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), antes da aprovação do texto base.

Fontes