Pesquisa: Maioria dos americanos acreditam que sanções não vão parar a agressão russa

Fonte: Wikinotícias

26 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

74% dos americanos acreditam que as alegações da Rússia sobre a expansão da OTAN não são uma razão justificável para invadir a Ucrânia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo The Harris Poll em conjunto com o The Hill. A pesquisa, realizada online de 23 a 24 de fevereiro, incluiu 2.026 eleitores americanos.

71% dos entrevistados acreditam que a Rússia não vão abrir mão de nenhum território da Ucrânia, enquanto 29% acreditam que a Ucrânia pode dar à Rússia "áreas com população de língua russa" enquanto continua a proteger os territórios restantes. 70% dos entrevistados acreditam que quaisquer concessões à liderança russa levarão a mais invasão russa de outros países.

Das medidas potenciais que os Estados Unidos poderiam tomar para proteger a independência da Ucrânia, 38% dos americanos citam a imposição de duras sanções econômicas contra a Rússia como sua primeira escolha, 19% citam o envio de tropas dos EUA e da OTAN para proteger a Ucrânia como sua primeira escolha. 14% consideram prioritário dar armas aos ucranianos, 15% confiam na diplomacia, 18% acreditam que os EUA "não devem fazer nada".

Ao mesmo tempo, a maioria dos americanos (61%) não considera as sanções econômicas um meio eficaz de dissuadir a agressão russa na Ucrânia.

Mais da metade dos entrevistados americanos (58%) acredita que a invasão russa da Ucrânia se transformará em uma guerra em grande escala. 42% acham que é um conflito limitado.

No caso de uma escalada do conflito, pouco mais da metade dos entrevistados (52%) acredita que os EUA e a OTAN devem enviar tropas para defender a Ucrânia, 48% - que os EUA e a OTAN devem se limitar ao fornecimento de armas.

Quando perguntados sobre o quão confiantes eles estavam na capacidade do governo Biden de combater efetivamente os movimentos da Rússia na Ucrânia, 44% dos entrevistados disseram que não tinham certeza, 19% não tinham certeza e 23% tinham certeza. Apenas 13% dos participantes da pesquisa expressaram total confiança.

Como se viu, 50% dos entrevistados não sabem se existe um pacto de defesa entre os Estados Unidos e a Ucrânia - 23% acreditam que existe, 27% pensam que não existe.

Fontes