Pela primeira vez em 25 anos nenhum ciclone tropical é nomeado em agosto no Atlântico Norte

Fonte: Wikinotícias

31 de agosto de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agosto termina sem que nenhum ciclone tropical tenha sido nomeado na temporada de furacões no Atlântico Norte durante este mês, o que não acontecia há 25 anos. Segundo o portal Accu Weather dias atrás, "apenas duas outras estações, desde que os registros começaram em 1960, tiveram agosto sem tempestades tropicais ou furacões no Oceano Atlântico: 1961 e 1997".

Apesar disto, a NOAA ainda espera uma temporada acima do normal, apesar de no início deste mês os meteorologistas terem diminuído ligeiramente a probabilidade disto acontecer de 65 para 60%. A NOAA prevê que ocorram de 14 a 20 tempestades nomeadas (com ventos sustentados de mais de 65km/h), das quais 6 a 10 podem se tornar furacões e, destas, de 3 a 5 podem se tornar superfuracões (categorias 3, 4 ou 5, com ventos de mais de 200km/h).

Três sistemas em monitoramento

O NHC dos Estados Unidos monitora, atualmente, três sistemas, com todos eles tendo com boas chances de serem nomeados nos próximos dias. Ao norte, um raro ciclone (Invest 93L) com características tropicais em latitudes médias tem 80% de chances de ser nomeado em 48 horas; a sul, um sistema (Invest 91L) também tem 80% de chances de ser nomeado nos próximos dois dias e ruma para leste, em direção ao Caribe e costa leste dos Estados Unidos; já mais a leste no Atlântico, ainda perto da África, outra área de distúrbio tem 50% de chances de ser nomeada dentro de cinco dias.

Invest 93L

93L no centro do Atlântico Norte

A formação de Invest 93L como um ciclone com características tropicais tão à norte, numa latitude média, é raro, e o sistema deve se transformar num ciclone subtropical nos próximos dias, enquanto ruma para norte-nordeste, devendo alcançar a parte noroeste da Europa, onde provocará chuvas e ventos, no final de semana.

Não há previsão de que o ciclone toque terra, mas que chegue à região já rebaixado para uma área de baixa pressão.

Fontes

  • Hurricane season is heating up — NHC, 31 de agosto de 2022  
  • Meteorogical #autumn🍂 begins tomorrow — BBC Weather - Twitter, 31 de agosto de 2022  
  • Hoje o nosso modelo surpreendeu-nos com isto: um possível #ciclone com características tropicais 🌀🌴 em latitudes médias — Tempo.pt - Meteored, 31 de agosto de 2022  
  • O nosso modelo prevê um ciclone com traços tropicais "perto" de Portugal — Tempo.pt - Meteored, 31 de agosto de 2022  
  • August development record may be spoiled as Atlantic awakens — Accu Weather, 28 de agosto de 2022  
  • NOAA still expects above-normal Atlantic hurricane season — NOAA, 4 de agosto de 2022