Pedido de denúncia contra Coreia do Norte ante Corte Penal Internacional

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

18 de novembro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Geral da ONU aprovou uma resolução pedindo terça-feira o Conselho de Segurança considerar referindo a Coreia do Norte para o Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes contra a humanidade.

A resolução não vinculante adotado pela Terceira Comissão da ONU está ligada a supostos abusos dos líderes da Coreia do Norte e pediu ao Conselho de Segurança considerar sanções contra os responsáveis por esses crimes.

Um relatório da comissão determinou que as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte "exceder os outros em duração, intensidade e horror." A maior preocupação para o país comunista é que o seu jovem líder, Kim Jong Un, pode ser processado como responsável por essas violações.

O governo norte-coreano lançou uma campanha para combater as acusações de que um enviado descritos como "a política do amor para o povo", e até parece disposto a ser visitado por algum relator de direitos humanos da ONU.

A resolução é patrocinado pela União Europeia e Japão, mas a China, como membro permanente do Conselho de Segurança, ela viu que ele iria vetar a remessa do caso para o TPI.

Fonte