Patriarcas ortodoxos de Moscou e Constantinopla se encontram para debater sobre a questão ucraniana
31 de agosto de 2018
Istanbul, Turquia —
O Patriarca Ecumênico Bartolomeu de Constantinopla, primaz honorário de toda a Igreja Ortodoxa, e o Patriarca Cirilo de Moscou, primaz da Igreja Ortodoxa Russa, encontraram-se em Istanbul, sede do Patriarcado Ecumênico, para debater sobre a questão da Ortodoxia na Ucrânia.
A Igreja Ortodoxa sofreu cisma na Ucrânia por parte de clérigos e fiéis que não aprovam a submissão canônica à Rússia, que veem como país hostil, gerando o chamado Patriarcado de Kiev. A Guerra na Ucrânia aumentou as tensões, ao ponto de o presidente ucraniano Petro Poroshenko dizer que a Igreja Ortodoxa Ucraniana leal à Rússia "santifica a guerra híbrida de Putin contra a Ucrânia". O Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, recentemente, vem tendo reuniões com autoridades eclesiais e políticas ucranianas ligadas ao cisma, incluindo o próprio Poroshenko, o que a Igreja Ortodoxa Russa havia percebido como passo hostil e anticanônico, descrito pelo Patriarca Cirilo como uma "catástrofe pan-ortodoxa".
O Metropolita Rastislau de Prešov, primaz da Igreja Ortodoxa Tcheca e Eslovaca, descreveu a participação de autoridades políticas ucranianas nas negociações como "inaceitável em uma sociedade democrática". "Um cisma, causado pelo egoísmo do homem, apenas pode ser curado pelo arrependimento e retorno à Igreja", notou o primaz. "A nova autocefalia deve ser resultado de um consenso."

Após o encontro no dia 31, um oficial na Turquia reportou à Imprensa Associada que definitivamente o Patriarcado Ecumênico daria autocefalia à Igreja Ortodoxa Ucraniana, mas o Metropolita Emanuel da França, também sob Constantinopla, disse à Agência de Notícias Demirören que as negociações continuariam.
Além dos dois primazes, também participaram na reunião, que durou cerca de onze horas, o Metropolita Hilário de Volokolamsk (presidente do departamento de relações exteriores da Igreja Ortodoxa Russa), o Arcipreste Nikolai Balashov (vice-presidente do departamento), membros do sínodo de Constantinopla. Questionado sobre o conteúdo do diálogo, o Patriarca Cirilo disse que "não gostaria de introduzir detalhes, mas não havia nada secreto, nada que explodiria a consciência de alguém", mas sim "uma conversa correta [...] entre primazes de duas Igrejas, inteirados de sua responsabilidade do estado da Ortodoxia universal e das almas humanas em locais e países sob sua responsabilidade".
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
The Russian Orthodox Church Department for External Church Relations. Patriarch Kirill: It was a talk of Primates aware of their responsibility for the state of Universal Orthodoxy, 31 de agosto de 2018
Interfax Ukraine. Ecumenical Patriarch informs Russian Orthodox Church head about decision to grant Ukrainian Orthodox Church autocephaly, 31 de agosto de 2018
Hürriyet Daily News. Istanbul’s Orthodox Church retains support for independent Ukrainian church, 31 de agosto de 2018
OrthoChristian.com. State needs to stay out of Church matters — Met. Rostislav of Czech Lands and Slovakia, 31 de maio de 2018
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|