Pat Robertson, pastor e influência do Partido Republicanos, morre aos 93 anos

Fonte: Wikinotícias

9 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pat Robertson, pastor e influência no Partido Republicano dos Estados Unidos, morreu aos 93 anos. A morte de Robertson na quinta-feira foi anunciada por sua rede de televisão. A causa não foi divulgada.

Por mais de meio século, Robertson foi uma presença familiar nas televisões norte-americanas, conhecido por seu programa "700 Club". Seus convidados eventualmente incluíram vários presidentes dos Estados Unidos: Jimmy Carter, Ronald Reagan e Donald Trump.

Às vezes, seus pronunciamentos no ar atraíam críticas.

Ele alegou que os ataques terroristas que mataram milhares em 11 de setembro de 2001 foram causados ​​por Deus, irritados por tribunais federais, pornografia, direito ao aborto e separação entre igreja e Estado. Falando novamente sobre o 11 de setembro em seu programa de televisão um ano depois, Robertson descreveu o Islã como uma religião violenta que quer "dominar" e "destruir", levando o presidente George W. Bush a se distanciar e dizer que o Islã é uma religião pacífica e respeitosa.

Ele pediu o assassinato do presidente venezuelano Hugo Chávez em 2005 e, em 1998, disse que Orlando, na Flórida, deveria tomar cuidado com os furacões depois de permitir o evento anual Gay Days. O dinheiro chovia enquanto ele solicitava doações, sua influência disparou e, quando buscou a indicação presidencial do Partido Republicano em 1988, trouxe consigo um grande número de seguidores.

Robertson foi pioneiro em uma estratégia agora comum de cortejar a rede de igrejas cristãs evangélicas de Iowa e terminou em segundo lugar nas convenções de Iowa, à frente do vice-presidente George HW Bush.

Na época, Jeffrey K. Hadden, sociólogo da Universidade da Virgínia e biógrafo de Robertson, disse que a estratégia de Robertson era insistir para que três milhões de apoiadores nos Estados Unidos assinassem petições antes que ele decidisse concorrer. A tática deu a ele um exército de seguidores.

"Ele pediu às pessoas que se comprometessem a trabalhar para ele, orar por ele e dar-lhe dinheiro", disse Hadden à Associated Press em 1988. "Historiadores políticos podem ver isso como uma das coisas mais engenhosas que um candidato já fez."

Robertson então endossou Bush, que ganhou a presidência. A busca por evangélicos de Iowa agora é um ritual para candidatos republicanos, incluindo aqueles que atualmente buscam a Casa Branca em 2024.

Marion Gordon "Pat" Robertson nasceu em 22 de março de 1930, em Lexington, Virgínia, filho de Absalom Willis Robertson e Gladys Churchill Robertson. Seu pai serviu por 36 anos como representante dos Estados Unidos e senador dos Estados Unidos pela Virgínia.

Fontes