Partidos belgas chegam a acordo para formar novo governo

Fonte: Wikinotícias

18 de março de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os partidos políticos da Bélgica anunciaram, nesta terça-feira, que chegaram a acordo para formar um governo de unidade nacional, pondo fim a nove meses de impasse político que ameaçou a integridade territorial do país.

O líder democrata cristão, Yves Leterme, que conduziu as conversações que duraram toda a noite e terminaram com a nova coligação de cinco partidos, deve assumir o cargo do primeiro-ministro interino, o liberal Guy Verhofstadt, após a coligação e o Parlamento darem seu apoio ao governo. Está prevista para esta quinta-feira a renúncia do primeiro-ministro interino, enquanto Leterme, que ganhou as eleições federais em junho de 2007, deve assumir o poder no domingo.

Leterme, que venceu as eleições de junho, fracassou em seus esforços para formar um governo de coligação devido às profundas divisões sobre a reforma constitucional que visa dar mais poderes às regiões de língua flamenga e francesa. Nas últimas três décadas, todos os premiês eram de língua neerlandesa, mas também falavam francês.

Fontes