Partidos belgas chegam a acordo para formar novo governo
18 de março de 2008
Os partidos políticos da Bélgica anunciaram, nesta terça-feira, que chegaram a acordo para formar um governo de unidade nacional, pondo fim a nove meses de impasse político que ameaçou a integridade territorial do país.
O líder democrata cristão, Yves Leterme, que conduziu as conversações que duraram toda a noite e terminaram com a nova coligação de cinco partidos, deve assumir o cargo do primeiro-ministro interino, o liberal Guy Verhofstadt, após a coligação e o Parlamento darem seu apoio ao governo. Está prevista para esta quinta-feira a renúncia do primeiro-ministro interino, enquanto Leterme, que ganhou as eleições federais em junho de 2007, deve assumir o poder no domingo.
Leterme, que venceu as eleições de junho, fracassou em seus esforços para formar um governo de coligação devido às profundas divisões sobre a reforma constitucional que visa dar mais poderes às regiões de língua flamenga e francesa. Nas últimas três décadas, todos os premiês eram de língua neerlandesa, mas também falavam francês.
Fontes
- Partidos belgas chegam a acordo para formar novo governo — Agência Lusa, 18 de março de 2008
- Efe. Bélgica alcança acordo para governo definitivo — Folha Online, 18 de março de 2008