Parlamento Europeu fica cor de laranja para lembrar violência contra mulher

Fonte: Wikinotícias

24 de novembro de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Amanhã (25), o edifício do Parlamento Europeu em Bruxelas vai ser iluminado com a cor laranja como parte da iniciativa Orange the World. A cor laranja simboliza um futuro melhor, livre de violência contra mulheres e meninas.

A violência contra mulheres e meninas é uma das questões mais graves de direitos humanos na Europa e no mundo. Uma em cada três mulheres na UE sofreu violência física ou sexual desde os 15 anos de idade; 75% das profissionais ou mulheres da alta direção foram submetidas a assédio sexual, enquanto uma em cada dez mulheres sofreu assédio ou perseguição sexual por meio de novas formas de tecnologia. Em 2015, cerca de 215.000 crimes sexuais violentos foram registrados pela polícia na União Europeia.

Convenção de Instambul

Na semana passada, antes do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o comitê de direitos das mulheres do Parlamento se reuniu com parlamentares nacionais para debater a ratificação e monitoramento da Convenção de Istambul do Conselho da Europa que criminaliza a violência de gênero.

A Convenção é o tratado internacional mais abrangente e o primeiro instrumento juridicamente vinculativo que criminaliza a violência de gênero. Também aborda a violência contra as mulheres por meio de medidas destinadas a prevenir a violência, proteger e apoiar suas vítimas e processar os autores.

A Convenção de Istambul entrou em vigor em agosto de 2014 e, embora a UE a tenha assinado em junho passado, apenas 17 estados membros a ratificaram.

Fontes