Parente da Barbie faz sucesso no Oriente Médio

Fonte: Wikinotícias

4 de outubro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A célebre boneca norte-americana Barbie faz sucesso no Oriente Médio através de "Fulla". Fulla, tem as mesmas características de sua parente ocidental, contudo segue os valores islâmicos, incluindo o véu. A boneca procura refletir os valores morais dos povos muçulmanos e árabes.

Na Síria, país que se opôs radicalmente à influência comercial e cultural dos EUA, as bonecas Barbie desapareceram do mercado de brinquedos. Em seu lugar, apareceu Fulla, que tem o vestuário próprio das mulheres muçulmanas, vendido em separado.

O criador da boneca, a NewBoy Design Studio, idealizou-a em 2003 e desde então conseguiu fazer sucesso entre as meninas da região. Ela costuma aparecer em embalagens de cereais, chicletes e em bicicletas.

Fulla não é a primeira boneca criada para o público muçulmano. A Mattel, fabricante da Barbie, vende "Leila", que é uma escrava da corte. As comunidades muçulmanas dos EUA e Reino Unido têm à disposição a boneca "Razzan" e no Irão existe a boneca "Sara".

O fabricante disse que Fulla terá ainda uma amiga chamada "Yasmeen", e além da versão tradicional, Fulla poderá ser encontrada em versões como maestra ou professora de escola.

Atualmente esgotada em todas as prateleiras, seu preço ronda os US$16.

Fontes