Papa Francisco fala sobre um ano de invasão russa na Ucrânia
22 de fevereiro de 2023
O Papa Francisco falou sobre um invasão russa na Ucrânia. Falando durante sua audiência geral semanal, o papa chamou o conflito de “guerra absurda e cruel”.
"Fiquemos perto do povo ucraniano martirizado e perguntemo-nos: foi feito todo o possível para parar a guerra?". O Papa disse: “Apelo às autoridades sobre as nações para que façam esforços concretos para acabar com o conflito, chegar a um cessar-fogo e iniciar negociações de paz”.
O Papa Francisco pediu repetidamente a paz desde que a Rússia enviou suas tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro do ano passado. Um dia antes da invasão, ele pediu a todas as partes que evitassem qualquer ação que pudesse causar mais sofrimento às pessoas e disse que a ameaça de conflito trouxe “grande dor ao meu coração”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou a Rússia na terça-feira de matar civis na cidade de Kherson, no sul.
"Um estacionamento de veículos, áreas residenciais, um prédio alto e uma parada de transporte público foram atingidos", disse Zelenskyy no aplicativo de mensagens sociais Telegram. "O exército russo está bombardeando pesadamente Kherson".
A Rússia negou ter alvejado civis.
Fontes
- ((en)) Redação. Pope Francis Highlights ‘Sad Anniversary’ of Russia’s Ukraine Invasion — Voz da América, 22 de fevereiro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |