Pane na madrugada de sábado causa atrasos de vôos

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 21 de julho de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ocorreu uma pane no sistema de radar Cindacta-4 durante as primeiras horas da madrugada de sábado. Vôos foram atrasados ou cancelados.

Segundo a Reuters a pane durou das 0h25 às 2h30 e cinco vôos internacionais que saíram do Aeroporto de Guarulhos tiveram que retornar. No Aeroporto de Congonhas, de um total de 75 vôos programados, 11 tiveram atraso de mais de uma hora e 17 foram cancelados. Vôos internacionais que vinham para o Brasil também foram prejudicados.

A Aeronáutica Brasileira emitiu uma nota explicativa sobre o ocorrido:

Na noite de 20 de julho de 2007, por volta das 22h, horário de Manaus, (23h horário de Brasília), durante uma inspeção de rotina, foi constatada uma anormalidade em um dos Grupos Geradores de Contingência que integram o sistema de energia elétrica do CINDACTA IV.

Tal falha não comprometia as operações de controle de tráfego aéreo. No entanto, durante um procedimento técnico de manutenção, houve um curto-circuito que acabou por comprometer a alimentação das baterias desse sistema, o que causou a interrupção da distribuição interna de energia comercial, às 23h15.

Imediatamente, as equipes do CINDACTA IV adotaram medidas de contingência com o objetivo de garantir a total segurança das aeronaves sob o seu controle.

Veja também

Fontes