Panamá fecha temporariamente a fronteira com a Colômbia

Fonte: Wikinotícias

20 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Panamá fechou temporariamente sua fronteira com a Colômbia depois que o país vizinho reabriu suas fronteiras terrestres, fluviais e marítimas, que estavam fechadas há mais de um ano devido à pandemia.

O Ministério das Relações Exteriores do Panamá fez o anúncio na noite de quarta-feira, expressando preocupação com a decisão da Colômbia.

“Para o Panamá, esta medida põe em risco o significativo progresso alcançado por todos os panamenhos no controle da pandemia COVID-19, bem como na segurança das fronteiras e no controle dos fluxos migratórios”, disse o comunicado do Itamaraty.

Com a medida, explica a nota, o Governo do Panamá suspende temporariamente a partir desta quinta-feira, 20 de maio, “a entrada no território nacional, por vias terrestres, marítimas e fluviais, de qualquer pessoa da fronteira com a República da Colômbia".

Segundo a agência AFP , mesmo com o vírus circulando fortemente, a Colômbia justificou a reabertura como uma forma de "avançar nas medidas que ajudem a reativação econômica" das áreas de fronteira.

O Panamá registrou 372.221 casos de coronavírus e 6.305 mortes, segundo dados divulgados pelo governo.

Fontes