Países da OTAN assinam protocolos de adesão da Finlândia e Suécia

Fonte: Wikinotícias

5 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os representantes dos países da OTAN assinaram o Protocolo de Adesão da Finlândia e Suécia em Bruxelas esta manhã. Estiveram presentes também a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Pekka Haavisto, e a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, demonstrou contentamento com o acordo. “Este é realmente um momento histórico. Pela Finlândia, pela Suécia, pela OTAN e pela nossa segurança compartilhada”, disse.

Com a assinatura, os dois países se tornaram oficialmente membros observadores da OTAN, podendo participar das reuniões da Organização e opinar durante os encontros. No entanto, Finlândia e Suécia ainda não têm direito a voto e nem estão cobertas pelas garantias de segurança do Tratado do Atlântico Norte da OTAN.

Para se tornarem membros, a adesão deve ser ratificada por todos os países atualmente membros da OTAN, o que pode levar meses para acontecer, explicou o governo finlandês em seu portal.

A OTAN teve seu papel reativado após Putin ordenar invasão à Ucrânia e diversos países passaram a ter intenção de aderir ao bloco como forma de proteção contra possíveis invasões russas de seu território.

Fontes