PRA-JA nas eleições autárquicas de 2020 em Angola

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

3 de agosto de 2019

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As eleições autárquicas em Angola no próximo ano terão mais uma formação política a nascer nos próximos dias, o Partido do Renascimento Angolano – Juntos por Angola (PRA-JA), que tem como principal promotor Abel Chivukuvuku, antigo líder da CASA-CE.

"Chegou a hora para a urgente reforma constitucional e do modelo de Estado, uma só pessoa a mandar em 28, 29 milhões de angolanos isso é do passado, não pode continuar", defendeu Chivukuvuku em Luanda, na sexta-feira, perante cerca de 300 apoiantes que se deslocaram de várias partes do país para a capital.

O coordenador do PRA-JA afirmou esperar que o Tribunal Constitucional aceite o processo de legalização do partido até final do ano para que, em 2020, possa realizar o seu congresso e preparar a sua participação nas autárquicas.

Ao apontar o objetivo da formação política, Abel Chivukuvuku afirmou que pretende "despertar consciências, sacudir amarras e rejeitar definitivamente o passado, caracterizado por décadas de sofrimento, de pobreza e de indigência... Décadas de expectativas geladas e de sonhos nunca realizados, de governação antipatriótica, insensível, incompetente e corrupta".

Na reunião de Luanda, os delegados aprovaram a bandeira do partido, que tem por fundo as cores azul e branca, com um livro ao centro onde se lê “Servir Angola”, e 18 estrelas cor-de-laranja, que representa as províncias do país.

A Comissão Instaladora do PRA-JA deve estar concluída ainda neste mês, dando início à recolha de entre 30 e 50 mil assinaturas necessárias para a legalização do partido junto do Tribunal Constitucional.

Antigo assessor de Jonas Savimbi, Abel Chivukuvuku, de 61 anos, tem uma longa trajetória política na oposição ao MPLA.

Após perder a eleição para a presidência da UNITA contra Isaías Samakuva, em 2007, Chivukuvuku fundou uma coligação de partidos, a CASA-CE, em 2012, que concorreu às eleições daquele ano e de 2017, que se afirmou como a terceira força política de Angola.

Em fevereiro deste ano, ele foi afastado da coligação alegadamente por falta de confiança por parte da liderança de cinco dos seus partidos da CASA-CE.

Fonte