Os gastos da China em projetos de desenvolvimento global ultrapassaram 1 bilião de dólares neste século

Fonte: Wikinotícias

7 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os gastos da China em projectos de desenvolvimento global ultrapassaram 1 bilião de dólares desde a viragem do século, tornando Pequim um dos financiadores mais procurados do mundo. Ao longo de um período de 22 anos, começando em 2000, a China gastou pelo menos 1,34 biliões de dólares em mais de 20.985 projectos em 165 países, de acordo com o laboratório de investigação AidData da William & Mary, uma universidade pública na Virgínia.

A investigação da AidData pretende lançar luz sobre as atividades muitas vezes opacas de concessão de subvenções e empréstimos da China em países de baixo e médio rendimento. Os dados mostram que a China aumentou significativamente os seus gastos em projectos de desenvolvimento internacional desde o lançamento da sua ambiciosa Iniciativa Cinturão e Rota em 2013 e, nos seus primeiros anos, ultrapassou os gastos dos Estados Unidos e de outras grandes potências numa escala de 2-1 ou mais.

Para competir com Pequim, o Grupo dos Sete principais democracias industriais combinadas tem aumentado as suas despesas de desenvolvimento e, em 2021, gastou mais do que a China em projectos de desenvolvimento internacional em 84 mil milhões de dólares. No entanto, os investigadores da AidData dizem que não é claro se os Estados Unidos e os seus aliados têm o “poder de fogo financeiro para competir dólar por dólar com Pequim” no longo prazo, devido às vastas reservas cambiais da China.

Fontes[editar | editar código-fonte]