Oposição pede a Maduro reabertura do diálogo político

Fonte: Wikinotícias

Venezuela • 14 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O dirigente da oposição na Venezuela Henri Falcón pediu hoje (14) ao presidente Nicolás Maduro a reabertura do diálogo político, por meio da convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Federal do Governo. "O conselho é uma instância constitucional de diálogo, concertação, de trabalho, onde os governadores e prefeitos podem explorar, juntamente com o Executivo nacional, soluções concretas", disse aos jornalistas.

Para Henri Falcón, ex-antigo militante do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Hugo Chávez e do agora presidente Maduro, a convocação de um Conselho Federal de Governo “seria o primeiro passo positivo para o restabelecimento do diálogo político no país". O objetivo, disse, é "estabelecer uma agenda de trabalho que aborde a crise, os problemas prioritários", como "o alto custo de vida, a insegurança, as deficiências nos serviços, a falta de medicamentos", problemas que "devem ser abordados com urgência" para buscar soluções concretas, sem retórica.

"Outro tema para análise no Conselho Federal de Governo seria a implicação da queda dos preços do petróleo no orçamento de 2015", acrescentou. Em 10 de abril, o governo e a oposição decidiram iniciar um processo de diálogo, tendo como mediadores o Vaticano, Brasil, Equador e a Colômbia, os três últimos em nome da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Um mês depois, no dia 13 de maio, a oposição suspendeu a participação em protesto pela "repressão brutal" das forças de segurança contra as manifestações pacíficas das forças oposicionistas e por considerar que o diálogo não estava dando resultado. No fim de setembro, a oposição venezuelana pediu à Unasul que retome os esforços para reativar o diálogo entre o governo e a coligação opositora Mesa de Unidade Democrática.

Fontes