Operadora levanta suspeita de buraco no fundo da usina nuclear de Fukushima

Fonte: Wikinotícias

24 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Durante a explosão da usina nuclear de Fukushima em 2011 no Japão, a possibilidade de um buraco no fundo da unidade do reator 1 foi levantada.

A NHK Broadcasting do Japão informou no dia 24 que a Tokyo Electric Power, operadora da usina nuclear de Fukushima, informou isso em uma reunião da Comissão Reguladora Nuclear do Japão realizada no mesmo dia.

De acordo com a transmissão, a operadora usou um robô subaquático no final do mês passado para fotografar o fundo do reator pela primeira vez desde o acidente.

Funcionários disseram que, de acordo com o vídeo, o dispositivo instalado no fundo do vaso de pressão não era visível, e o local onde deveria estar o piso era visto como um espaço escuro.

Eles concluíram que o calor gerado pelos detritos do combustível nuclear fez o buraco quando o reator não foi resfriado devido à influência do tsunami na época, disse a NHK.

Em março de 2011, um terremoto ocorrido na região de Tohoku desligou a usina nuclear de Fukushima, causando o derretimento do núcleo e vazando uma grande quantidade de radioatividade.

Fontes