Onda de calor: Termômetros marcam 43°C na Baixada Santista

Fonte: Wikinotícias

12 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Baixada Santista viveu um dia de calor extremo nesta sexta-feira (12), com os termômetros de rua chegando a marcar 43°C em Santos, no litoral de São Paulo. A temperatura é semelhante à sensação térmica sentida pelas pessoas, que sofrem com o ar abafado. No entanto, os dados oficiais das estações meteorológicas são diferentes dos marcados pelos termômetros de rua e indicam valores mais baixos.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima registrada em Santos foi de 37°C às 11h, enquanto em São Vicente foi de 39°C no mesmo horário. A previsão é de que o calor continue nos próximos dias e possa até aumentar.

A onda de calor que atinge a região é causada por uma massa de ar quente que se aproxima do estado de São Paulo e impede a formação de nuvens carregadas. Desde agosto, o fenômeno tem ocorrido pelo menos uma vez por mês, e provocado temperaturas acima da média histórica, além de fortes pancadas de chuva.

Para enfrentar o calor, os especialistas recomendam cuidar da alimentação e da hidratação, além de evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e usar protetor solar.

Fontes