Oficial irlandês removido de evento após alerta de segurança

Fonte: Wikinotícias

25 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A polícia da Irlanda do Norte disse que removeu o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, de um evento em Belfast na sexta-feira por causa de uma preocupação de segurança.

Coveney estava fazendo um discurso em um evento do processo de paz na cidade quando o alerta soou e o local do evento foi evacuado.

Em um comunicado postado em sua conta no Twitter, a Polícia do Norte de Belfast declarou um "alerta de segurança" durante o evento. A mídia local informou que o incidente envolveu uma van que havia sido sequestrada sob a mira de uma arma, com o motorista forçado a dirigir até o estacionamento do local onde Coveney estava falando.

Os organizadores do evento disseram ao serviço de notícias Reuters que um dispositivo suspeito foi encontrado na van. Relatos da mídia local dizem que a van foi encontrada abandonada no estacionamento com o motorista dentro ileso. Não está claro o que aconteceu com o agressor. A polícia permaneceu no local e pediu à população para evitar a área.

Coveney, que supostamente estava falando sobre a importância da reconciliação na Irlanda do Norte, estava cerca de cinco minutos em seus comentários quando foi interrompido.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que Coveney foi levado para um local seguro. De sua conta no Twitter, Coveney agradeceu à polícia por seu trabalho e disse que estava “triste e frustrado por alguém ter sido atacado e vitimado dessa maneira e meus pensamentos estão com ele e sua família.”

O incidente ocorre três dias depois que o Reino Unido reduziu seu nível de ameaça terrorista relacionado à Irlanda do Norte pela primeira vez em mais de uma década, com a polícia dizendo que as operações contra militantes nacionalistas irlandeses estavam tornando os ataques menos prováveis.

Fontes