Oficiais de Justiça da Guiné-Bissau avançam com greve amanhã

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

Protesto dura cinco dias e é o segundo em duas semanas.

23 de março de 2017

Os oficiais de Justiça da Guiné-Bissau começam na quarta-feira, 22, uma greve de cinco dias.

Todos os serviços das secretarias judiciais e privativas do Ministério Público vão estar encerrados a partir das 7 horas de amanhã, de acordo com o pré-aviso de greve entregue ao Governo, depois de mais uma ronda negocial sem sucesso com o ministro da Justiça, Rui Sanhá.

Esta é a segunda vaga de greve dos oficiais de justiça no espaço de duas semanas, para revindicar a efectivação do pessoal contratado há mais de 17 anos,pagamento de salários referentes às promoções já e aquisição de viaturas para o transporte colectivo do pessoal, entre outros reivindicações.

Pedro Gomes, porta-voz da Comissão da Greve, disse à VOA haver a falta de vontade negocial por parte do Governo porque “até neste momento, ninguém se dignou em convocar o sindicato para sentar à mesa e negociar os pontos em causa.

Face a esta realidade, Sindicato dos Oficiais de Justiça considera que “o Governo terá de arcar com as consequências”.

“O fecho dos tribunais, a nível nacional, deve ser uma preocupação para o Governo porque esta paralisação afectará o poder judicial na sua totalidade”, avisou Gomes.

Em nota, o ministro da Justiça refuta a acusação do sindicato, segundo a qual, ele, Rui Sanha, teria afirmado “que não foi mandatado pelo Executivo para se reunir com a comissão da greve e que estava na recente reunião negocial, a titulo pessoal”.

O Ministério da Justiça referiu, por outro lado, ter informado o Sindicato dos Oficiais da Justiça sobre a criação de uma comissão com o objetivo de resolver a polémica questão do Cofre Geral dos Tribunais, enquanto um dos pontos de revindicação dos oficiais de Justiça.

Fontes

  • Em Português Lassana Casamá. [http:// Oficiais de Justiça da Guiné-Bissau avançam com greve amanhã]Voz da América, 21 de março de 2017

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati