Observadores da ONU são atacados na Síria, diz Ban Ki-moon

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

7 de junho de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse hoje (7) que a equipe de monitores que tentava chegar ao local onde teria ocorrido um novo massacre na Síria foi atacada.

Em um discurso durante uma sessão da Assembleia Geral da ONU para discutir a situação da Síria, Ban Ki-moon informou que os monitores da organização foram "alvejados com armas de baixo calibre" no vilarejo de Qubair, onde 78 pessoas teriam sido mortas por forças leais ao presidente sírio, Bashar Al Assad.

No discurso na sede da ONU em Nova Iorque, o secretário-geral também disse que o governo sírio perdeu a legitimidade.

A ONU enviou 297 observadores ao país para verificar a implementação do plano de paz negociado pelo enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan. Entre os monitores da ONU enviados à Síria estão 11 brasileiros.

Os monitores das Nações Unidas informaram que o Exército sírio está impedindo a entrada do grupo em Qubair. Mas a televisão estatal da Síria relatou que os monitores entraram no vilarejo, uma informação que não pôde ser confirmada por fontes independentes.

Um dos moradores de Qubair, que sobreviveu ao ataque, disse que, quando o Exército e a milícia do governo deixaram o vilarejo, ele encontrou cerca de 40 corpos, a maioria de mulheres e crianças mortas a facadas.

Ativistas de oposição disseram que forças partidárias do governo são responsáveis pelas mortes em Qubair, mas, segundo o governo, que alega que o número de mortos é bem menor que o divulgado, informou que os civis do vilarejo foram mortos por terroristas.

Fontes