O solstício de verão no norte e de inverno no sul chegou

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em termos astronômicos, o verão no hemisfério norte e inverno no sul começa nesta quarta-feira, que marca o dia mais longo do ano para todos ao norte do equador e a maior noite para o sul.

Este ano, o solstício cai exatamente às 10h57 EDT, quando o sol está diretamente sobre o Trópico de Câncer. Em dois momentos a cada ano, o eixo da Terra se inclina mais em direção ao sol. O hemisfério que se inclina mais perto do sol experimenta seu dia mais longo, enquanto o hemisfério que se inclina para longe do sol experimenta sua noite mais longa.

O solstício ocorre entre 20 e 22 de junho de cada ano. No solstício de verão, a quantidade de luz solar que as pessoas experimentam depende de quão longe elas estão ao norte. As latitudes mais ao norte recebem 24 horas de luz solar.

A palavra solstício vem das palavras latinas sol (sol) e sistere (ficar parado). Hoje em dia, o solstício de verão vem e vai com pouco significado para muitos. Mas por milênios, as pessoas ao redor do mundo comemoraram o solstício de verão de várias maneiras. Alguns ainda participam das festividades.

A celebração mais conhecida acontece em Stonehenge, de 5.000 anos, na Inglaterra. Multidões de cerca de 10.000 pessoas - incluindo druidas e pagãos - costumam se reunir em Stonehenge para observar o sol nascente se alinhar perfeitamente com a Pedra do Calcanhar.

Nos países escandinavos, os festivais de verão marcam o solstício de verão. Na Suécia, as pessoas dançam em volta de um mastro e se deliciam com arenque e vodca. Alguns habitantes do Alasca comemoram com beisebol à meia-noite e, na Islândia, alguns comemoram com caminhadas noturnas e golfe.

Este ano, o verão/inverno astronômico termina em 23 de setembro.

Fontes