O furacão Emily se aproxima de Iucatã

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Trajetória prevista do furacão "Emily" (NOAA).

19 de julho de 2005

Às 20h do domingo (01:00 UTC da segunda-feira) decretou-se alerta vermelho nos 106 municípios do estado mexicano de Iucatã. O governador Patricio Patrón Laviada pediu à população para tomar precauções devido à força do furacão "Emily", previsto para chegar na noite do domingo ou a madrugada da segunda-feira à terra yucateca.

As autoridades informaram que entre as 2h e as 5h da madrugada da segunda-feira, hora local, foram sentidos os efeitos mais fortes do furacão e que se espera que às 9h o olho do furacão esteja sob a cidade de Mérida.

Milhares de pessoas da zona oeste e da costa do estado que resistiam a abandonar suas moradias e a ir aos albergues, terminaram por ser evacuadas. Muitos turistas estrangeiros abandonaram o país antes do previsto, enquanto outros se encontram nos refúgios.

O governador pediu aos yucatecos para ficar alerta ante a chega de "Emily", já que é um furacão de proporções perigosas. Ventos de tormenta derrubaram árvores em diversos pontos de Cancún, como prelúdio do aporto da força esperada para as próximas horas.

Fontes