O Canadá vê os imigrantes como a chave para a recuperação econômica

Fonte: Wikinotícias

10 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Funcionários e especialistas que planejam a recuperação econômica do Canadá da pandemia global estão olhando para os atuais e futuros imigrantes como uma grande parte da solução.

Essa conclusão talvez seja inevitável, dado o papel superdimensionado que os imigrantes já desempenham na sociedade altamente pluralista do país.

O Canadá tem uma das taxas de imigração mais altas de qualquer país, com os residentes de primeira geração respondendo por 21,9% da população, de acordo com o último censo de 2016. A Ásia é a maior fonte de imigrantes, seguida pela África e depois pela Europa. O Canadá também acolhe mais de meio milhão de estudantes estrangeiros.

A enxurrada de recém-chegados - que era de mais de 300.000 por ano antes da pandemia - foi retardada por novas restrições de viagens relacionadas à saúde. Mas como as tão esperadas vacinas estão finalmente se tornando disponíveis para mais residentes, os analistas esperam a reabertura das portas de imigração.

Harald Bauder, um especialista em imigração da Ryerson University em Toronto, disse à Voz da América que acredita que a imigração é necessária agora mais do que nunca.

“A imigração é realmente parte da solução para relançar a economia novamente como parte da estratégia de recuperação”, disse ele. “Como podemos recuperar do ano que perdemos?”

Bauder acrescentou: “Estamos recebendo sinais [do governo federal] de que a imigração será parte da solução quando isso acabar”.

A justificativa por trás do incentivo do Canadá à imigração é apresentada em um site do governo, que diz: “Os imigrantes contribuem para nossa economia, não apenas preenchendo lacunas em nossa força de trabalho e pagando impostos, mas também gastando dinheiro em bens, moradia e transporte.”

Fonte