OTAN envia aeronaves de reconhecimento para a Romênia

Fonte: Wikinotícias

14 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) enviará meios de reconhecimento de alto desempenho para a Romênia a partir do dia 17.

A OTAN informou em um comunicado de imprensa no dia 13 que sua aeronave aérea de alerta antecipado e controle (AWACS) chegaria a Bucareste, capital da Romênia, no dia 17, e realizaria missões de reconhecimento sobre o território dos países membros da OTAN nas próximas poucas semanas.

A OTAN não especificou quantos AWACS serão implantados.

A OTAN disse que o AWACS terá a tarefa de monitorar as atividades militares russas, e 180 soldados serão enviados temporariamente para a Base Aérea de Otopeni, na Romênia, para realizar a missão.

“Não deve haver dúvidas sobre a determinação da OTAN de proteger e defender os territórios de todos os seus membros enquanto a Rússia continua sua guerra ilegal na Ucrânia e continua a ameaçar a paz e a segurança da Europa”, disse a porta-voz da OTAN.

O AWACS, que atua como um radar voador de alto desempenho, é conhecido por ser capaz de reconhecer movimentos de aeronaves a centenas de quilômetros de distância, voando por até nove horas por vez.

Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky espera visitar as Nações Unidas para marcar o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.

A vice-ministra das Relações Exteriores da Ucrânia disse à Associated Press no dia 13 que o presidente Zelensky quer se dirigir a uma reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU no dia 23 do próximo mês, véspera do primeiro aniversário da invasão.

Se for bem-sucedida, esta visita será a segunda visita do presidente Zelensky ao exterior desde a invasão.

O presidente Zelensky fez uma visita aos Estados Unidos no dia 21 do mês passado para reafirmar o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia.

Fontes