ONU se prepara para o êxodo de meio milhão de refugiados afegãos
28 de agosto de 2021
As agências da ONU estão apelando por quase US $ 300 milhões em preparação para o possível êxodo de centenas de milhares de refugiados afegãos, em busca de segurança e proteção contra conflitos e perseguições sob o regime do Taleban.
A agência de refugiados da ONU e seus parceiros estão planejando o que eles chamam de cenário de pior caso de mais de 515.000 refugiados recém-desabrigados fugindo para países vizinhos ao Afeganistão.
A Vice-Alta Comissária do ACNUR Kelly Clements disse que os preparativos estão em andamento para ajudar os governos anfitriões na região com apoio financeiro e material para cuidar de um grande fluxo de refugiados.
Ela diz que as discussões com as autoridades nacionais estão em andamento sobre o aumento da resposta humanitária. Ela observa que o plano de resposta regional proposto é uma parte crítica desse processo.
“Embora não tenhamos visto grandes fluxos de afegãos neste momento, a situação dentro do Afeganistão evoluiu mais rapidamente do que se esperava. Precisamos, portanto, estar preparados para qualquer número de eventualidades. Isso exige recursos, preparação e uma quantidade razoável de tempo de espera ”, disse Clements.
A maior parte do apoio provavelmente irá para o Irã e o Paquistão, países que já hospedam 2,2 milhões de afegãos, muitos dos quais vivem lá há décadas.
Fonte
- ((en)) Lisa Schlein. UN Preparing for Exodus of Half-Million Afghan Refugees — VOA News, 27 de agosto de 2021
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |