ONU se prepara para o êxodo de meio milhão de refugiados afegãos

Fonte: Wikinotícias
Bandeira da ONU

28 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

As agências da ONU estão apelando por quase US $ 300 milhões em preparação para o possível êxodo de centenas de milhares de refugiados afegãos, em busca de segurança e proteção contra conflitos e perseguições sob o regime do Taleban.

A agência de refugiados da ONU e seus parceiros estão planejando o que eles chamam de cenário de pior caso de mais de 515.000 refugiados recém-desabrigados fugindo para países vizinhos ao Afeganistão.

A Vice-Alta Comissária do ACNUR Kelly Clements disse que os preparativos estão em andamento para ajudar os governos anfitriões na região com apoio financeiro e material para cuidar de um grande fluxo de refugiados.

Ela diz que as discussões com as autoridades nacionais estão em andamento sobre o aumento da resposta humanitária. Ela observa que o plano de resposta regional proposto é uma parte crítica desse processo.

“Embora não tenhamos visto grandes fluxos de afegãos neste momento, a situação dentro do Afeganistão evoluiu mais rapidamente do que se esperava. Precisamos, portanto, estar preparados para qualquer número de eventualidades. Isso exige recursos, preparação e uma quantidade razoável de tempo de espera ”, disse Clements.

A maior parte do apoio provavelmente irá para o Irã e o Paquistão, países que já hospedam 2,2 milhões de afegãos, muitos dos quais vivem lá há décadas.

Fonte