ONU promete apoiar processo de soberania nacional no Timor Leste

Fonte: Wikinotícias
Localização do Timor-Leste

14 de dezembro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comprometeu-se nesta sexta-feira , em Díli, a continuar apoiando a luta pela consolidação da segurança e do desenvolvimento do Timor Leste. Ban estava participando da Conferência da ONU em Bali sobre a Mudança Climática, na Indonésia, antes de chegar à antiga colônia portuguesa.

"Estou aqui para reafirmar o apoio da ONU e da comunidade internacional aos esforços do Governo para garantir a paz, a estabilidade e o desenvolvimento socioeconômico", disse Ban após uma reunião com o presidente José Ramos Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão.

"É um bom sinal de democracia. Espero que, com o apoio da ONU e a ativa participação dos timorenses, o país desfrute de uma genuína democracia, bom Governo, desenvolvimento institucional e avanços socioeconômicos", disse Ban, ao comentar as eleições de meados de ano, que levaram a Ramos Horta à Presidência e Gusmão ao posto de primeiro-ministro

Várias ONGs pediram a Ban a abertura de um debate na ONU sobre os crimes contra a humanidade cometidos pela Indonésia durante o período em que ocupou o país, de 1975 a 1999.

Fontes