ONU estima que o número de refugiados ucranianos ultrapasse 2,3 milhões

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência da ONU para refugiados (ACNUR) disse que mais de 2,3 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da invasão da Rússia no mês passado, só nas últimas 24 horas, cerca de 161,7 mil fugiram do país.

Filippo Grandi, chefe da agência, disse que "esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde a Segunda Guerra Mundial" e que o ACNUR precisa de cerca de US$ 500 milhões para seu trabalho de emergência na Ucrânia e países vizinhos.

Grandi explicou que até agora a agência já recebeu US$ 300 milhões desse dinheiro, dois terços dos quais vêm de doações privadas. “Isso é sem precedentes — um sinal de extraordinária solidariedade com o povo da Ucrânia”, disse Grandi.

A Rússia lançou sua invasão na Ucrânia em 24 de fevereiro.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) revelou que em 9 de março, 109.000 cidadãos de países terceiros estavam entre aqueles que fugiram da Ucrânia, incluindo pessoas do Equador, Gana, Líbano e Tunísia.

A maioria dos refugiados ucranianos cruzou a fronteira para a Polônia, onde seu número agora é de mais de 1,42 milhão.

As autoridades de fronteira polonesas disseram no Twitter na quinta-feira que cerca de 117.600 pessoas cruzaram a fronteira no dia anterior. No entanto, agora há sinais de que o êxodo atingiu o pico e o número de travessias diárias está diminuindo.

Cerca de 214.160 refugiados estão agora na Hungria, 9% do total que fugiu da Ucrânia.

O país tem cinco passagens de fronteira com a Ucrânia e várias cidades fronteiriças, e transformou prédios públicos em centros de assistência, onde civis húngaros oferecem comida ou assistência.

Cerca de 165.000 refugiados chegaram à Eslováquia, 84.600 estão agora na Romênia e quase 83.000 refugiados pararam na Moldávia, embora muitos outros milhares tenham passado pelo país não pertencente à UE a caminho de outros países.

O ACNUR diz que o número de refugiados desde a invasão agora na Rússia é superior a 97.000.

Fontes