ONU está pronta para se tornar um mediador para alcançar uma trégua entre Ucrânia e Rússia

Fonte: Wikinotícias

28 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A ONU se oferece para mediar entre a Rússia e a Ucrânia para chegar a um acordo urgente sobre uma trégua humanitária.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou isso na segunda-feira em uma entrevista coletiva. A ONU acredita que uma trégua humanitária entre a Rússia e a Ucrânia proporcionará a oportunidade de prestar a assistência humanitária necessária, bem como garantir a segurança do movimento de civis.

“Isso salvará vidas, evitará sofrimento e protegerá a população civil da Ucrânia”, disse Guterres a repórteres.

Ele lembrou que desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, a guerra resultou na "perda sem sentido de milhares de vidas, o deslocamento forçado de dez milhões de pessoas, principalmente mulheres e crianças, a destruição sistemática da infraestrutura crítica da Ucrânia e o aumento vertiginoso preços globais de alimentos e energia."

A ONU acredita que tudo isso deve acabar e está fazendo "tudo o que pode para apoiar as pessoas cujas vidas foram viradas de cabeça para baixo pela guerra". A ONU, segundo Guterres, apoia os refugiados ucranianos e também presta assistência aos que permaneceram na Ucrânia.

Segundo Guterres, cerca de mil funcionários da ONU trabalham em oito centros humanitários - em Dnipro, Vinnitsa, Lvov, Uzhgorod, Chernivtsi, Mukachevo, Lugansk e Donetsk. No mês passado, o Programa Alimentar Mundial prestou assistência a 800 mil ucranianos e, em meados de abril, esse número deve aumentar para 1,2 milhão.

Guterres disse a repórteres sobre o comboio com alimentos, suprimentos médicos e outros itens essenciais que chegaram a Kharkiv.

“Mas vamos ser diretos. A solução para esta tragédia humanitária não está na arena humanitária, mas na arena política, enfatizou o secretário-geral da ONU: da Carta da ONU".

Guterres também expressou esperança de que tal acordo ajude a lidar com as consequências da guerra na Ucrânia, associada à ameaça de fome em muitos países em desenvolvimento, que, devido à pandemia, já precisam gastar recursos significativos para superar a crise.

“Peço às partes em conflito e à comunidade internacional como um todo que cooperem conosco em nome da paz e da solidariedade com a população da Ucrânia e com o mundo inteiro”, disse o chefe da ONU.

Solicitado pelos jornalistas a comentar as palavras do presidente Biden de que Putin não deveria permanecer no poder, o secretário-geral da ONU disse: “Acho que precisamos de uma desescalada. Precisamos de uma desescalada militar e uma desescalada na retórica”.

Fontes