ONU espera alcançar novo acordo climático vinculativo ainda este ano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

19 de janeiro de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após o acordo não vinculativo obtido em Copenhaga, que deu origem a inúmeras criticas da comunidade internacional, o presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas acredita ser possível chegar a um acordo climático vinculativo ainda este ano.

No final deste ano decorre no México a COP 16, a conferencia anual das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que se realiza anualmente, e as expectativas de se alcançar o esperado substituto do Protocolo de Quioto são novamente elevadas.

“Penso que temos um curto período de tempo durante o qual o mundo deve chegar a acordo. E se o conseguirmos, a reunião do México pode dar um acordo vinculativo”, declarou Rajendra Pachauri à imprensa, à margem da cimeira mundial sobre as energias do futuro em Abu Dhabi.

Já na opinião de Todd Stern, o principal negociador americano, só acontecerá "se os "principais jogadores" apresentarem às Nações Unidas, até o final de Janeiro, os seus planos prometidos para reduzir as emissões de carbono até 2020."


Fontes