ONU diz que Líbano está em estado de crise

Fonte: Wikinotícias

3 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Nações Unidas estão alertando que o Líbano está em estado de crise, com milhões de pessoas desempregadas e sofrendo com a escassez de alimentos, remédios, combustível e outras necessidades essenciais.

As Nações Unidas dizem que os preços crescentes dos alimentos estão forçando 90% das famílias libanesas a consumir alimentos mais baratos, economizar nas refeições e reduzir o tamanho das porções. Eles alertam que o aumento dos preços do petróleo bruto ameaça levar milhares de famílias ao limite, piorando a insegurança alimentar, a desnutrição e a fome.

Uma pesquisa recente descobriu que quase um terço da força de trabalho do Líbano está desempregada, com desemprego juvenil em quase 50%. O coordenador da ONU para o Líbano, Najat Rochdi, disse que 2,2 milhões de libaneses, 86.000 migrantes e 200.000 refugiados palestinos precisam de ajuda de emergência, um aumento de 46% em relação ao ano passado.

Ela disse que as perspectivas para a estabilidade financeira do país não são boas. Ela observa que o Banco Mundial projeta que o produto interno bruto do Líbano se contrairá em mais 6,5% este ano, com a expectativa de que a inflação atinja novos patamares devastadores.

“O colapso socioeconômico no Líbano foi ainda mais exacerbado pelo impacto da crise ucraniana no país, que se reflete principalmente no esgotamento das reservas de trigo e nos preços crescentes dos itens de combustível que estão levando a aumentos drásticos nos preços do pão e ameaçando a segurança alimentar no Líbano”, disse ela.

Rochdi disse que o setor de saúde no Líbano está à beira do colapso em um momento em que as necessidades estão aumentando significativamente. Ela disse que os hospitais estão sofrendo com uma escassez aguda de suprimentos médicos e falta de energia, afetando o atendimento e a vida dos pacientes.

Ela disse que quase 4 milhões de pessoas correm o risco imediato de ter acesso negado à água potável devido à grave escassez de eletricidade no Líbano.

“Surpreendentemente, a violência baseada em gênero e abuso sexual estão aumentando. Recebemos relatos generalizados de mulheres e crianças se sentindo inseguras em espaços públicos, como ruas, mercados ou quando usam transporte público… A crise também está tendo um impacto dramático nas condições de vida das crianças”, disse ela.

Rochdi disse que os jovens não veem futuro para si mesmos e estão deixando o Líbano em massa. Ela alerta que essa fuga está privando o país das pessoas mais brilhantes e qualificadas.

Fontes