ONU: proposta de debate sobre direitos humanos em Xinjiang rejeitada

Fonte: Wikinotícias

7 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma proposta para discutir as alegadas violações dos direitos humanos dos uigures e muçulmanos em Xinjiang, China, foi rejeitada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU, formado por 47 países, votou a pauta, mas não foi aprovada com 19 a favor, 17 contra e 11 abstenções.

A proposta foi apresentada por países ocidentais como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

A Região Autônoma de Xinjiang, na China, abriga mais de 10 milhões de uigures muçulmanos.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em um relatório recente apontou que violações de direitos humanos estão sendo cometidas em centros de detenção em Xinjiang.

Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores da China disse em seu site no dia 6 que a medida dos Estados Unidos e de alguns países ocidentais foi "uma tentativa de usar a Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos para interferir nos assuntos internos da China".

"A questão relacionada a Xinjiang não é uma questão de direitos humanos, mas questões de combate ao terrorismo, desradicalização e anti-separatismo", disse o Ministério das Relações Exteriores da China.

Fontes