ONU: Mianmar está em estado de profunda crise humanitária

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em seu relatório, a chefe de direitos humanos da ONU apresenta um quadro sombrio de um país cuja economia, segurança, liberdades, direitos humanos e futuro estão sendo sistematicamente destruídos. Treze meses após um golpe militar derrubar o governo democraticamente eleito de Mianmar, Michelle Bachelet diz que os direitos humanos do povo estão em profunda crise e que o país está em total desordem.

Ela diz que áreas anteriormente estáveis ​​do país estão agora assoladas pela violência generalizada. Ela diz que a economia está à beira do colapso, com quase metade da população de Mianmar, de cerca de 55 milhões, prevista para mergulhar na pobreza este ano.

Apesar das consequências, ela diz que as pessoas continuam a protestar contra a dura repressão dos militares aos seus direitos à liberdade de reunião e expressão. Ela diz que os dissidentes são severamente punidos, observando que muitos são mortos, sujeitos a prisões arbitrárias em massa e tortura.

“Fontes confiáveis ​​registraram a morte de mais de 1.600 indivíduos, muitos envolvidos em protestos pacíficos. Pelo menos 350 dos mortos morreram sob custódia militar, mais de 21% do total de mortes. Desde o primeiro de fevereiro de 2021, mais de meio milhão de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas.”

Ela observa que pelo menos 15.000 pessoas fugiram do país. Isso se soma aos mais de um milhão de refugiados em Bangladesh, a maioria deles muçulmanos rohingyas. A maioria buscou asilo devido à violência e perseguição nas mãos das forças armadas de Mianmar.

Bachelet diz que respostas militares desproporcionais à resistência armada ocorreram com ferocidade em vários estados étnicos. Ela diz que as operações brutais empregadas para reprimir essas áreas se assemelham às empregadas contra os rohingyas no estado de Rakhine em 2016 e 2017. Ela diz que tais operações violam claramente os direitos humanos internacionais e o direito humanitário.

“Mianmar está cada vez mais em risco de colapso do Estado, com sistemas econômicos, educacionais, de saúde e de proteção social destruídos. O colapso do sistema de saúde teve consequências devastadoras para a resposta de Mianmar ao COVID-19. Os preciosos ganhos de desenvolvimento do país foram destruídos pelo conflito e pelo abuso de poder dos militares.”

Bachelet diz que a responsabilidade continua sendo crucial para qualquer solução para esta crise. Ela insta a comunidade internacional a tomar medidas urgentes para deter a violência em Mianmar e responder às necessidades humanitárias agudas da população.

Mianmar não respondeu ao relatório do alto comissário porque as Nações Unidas não reconhecem a legitimidade do governo militar.

Fontes