ONU: Intensificação dos combates em Gaza ‘deve ser revertida’

Fonte: Wikinotícias

29 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse no sábado que estava encorajado pelo crescente consenso internacional para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mas que, em vez de uma pausa, ficou “surpreso com uma escalada sem precedentes” de bombardeios na Faixa de Gaza.

“Esta situação deve ser revertida”, disse Guterres num comunicado. “Reitero o meu forte apelo a um cessar-fogo humanitário imediato, juntamente com a libertação incondicional de reféns e a entrega de ajuda humanitária a um nível que corresponda às necessidades dramáticas do povo de Gaza, onde uma catástrofe humanitária se desenrola à sua frente. dos nossos olhos.”

Guterres repetiu o seu apelo para que todos assumam as suas responsabilidades, dizendo que “a história julgará todos nós”.

O chefe da ONU fez uma escala não anunciada no sábado na capital do Qatar, Doha, a caminho das reuniões sobre o clima no Nepal. Ele se reuniu com o primeiro-ministro Sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani para discutir a crise.

O Qatar mantém boas relações com o Hamas e a sua ala política mantém há muito tempo um escritório no país. O Catar foi fundamental na negociação da libertação de duas mulheres reféns e estaria envolvido na tentativa de mediar a libertação de mais.

Fontes