ONU: Inflação leva 71 milhões à pobreza

Fonte: Wikinotícias

7 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um estudo da ONU divulgado quinta-feira mostra que os primeiros três meses da invasão da Ucrânia aumentaram o custo global de combustível e alimentos, criando uma inflação recorde que ajudou a levar 71 milhões de pessoas à pobreza.

Falando durante uma entrevista coletiva virtual em Genebra, o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Achim Steiner, disse que a análise de 159 países em desenvolvimento indicou que os picos de preços de commodities-chave já estavam tendo “impactos imediatos e devastadores nas famílias mais pobres do mundo”.

O estudo mostra que o choque econômico da invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu após 18 meses de bloqueios pandêmicos da COVID-19, que tiveram um impacto negativo mais lento, mas cumulativo e forte nas economias mundiais. Ele disse que a pandemia já empurrou cerca de 125 milhões de pessoas para a pobreza.

Na mesma entrevista coletiva, o economista sênior do PNUD George Gray Molina disse que, como resultado, muitos países enfrentaram 36 meses de “choque após choque após choque.”

Molina disse que o impacto da invasão foi “drasticamente mais rápido”, afetando o abastecimento global de alimentos e energia e provocando o aumento inflacionário.

Steiner disse que o fracasso dos governos em tomar ações decisivas e “radicais” corre o risco de provocar distúrbios generalizados, à medida que a paciência e a capacidade das pessoas de lidar com a situação se esgotam.

Ele apontou para a situação no Sri Lanka, onde o governo está em turbulência e o país enfrenta escassez de alimentos e combustível e deu calote em sua dívida nacional pela primeira vez em sua história.

O estudo do programa de desenvolvimento oferece algumas recomendações de política financeira para enfrentar a crise. Steiner sugeriu, por exemplo, que pode ser possível para alguns países combater a inflação descontrolada sem recorrer ao “instrumento contundente” de aumentar as taxas de juros.

Ele disse que as instituições multilaterais de investimento, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), podem fornecer mais capital para permitir que as nações enfrentem a crise por meio de empréstimos direcionados e outras medidas de resposta à crise.

Fontes