ONU: Mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados a cada ano

Fonte: Wikinotícias

27 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Relatório do Índice de Desperdício Alimentar do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, divulgado na quarta-feira, concluiu que 19% dos alimentos produzidos em todo o mundo acabaram como desperdício em 2022, o equivalente a cerca de 1,05 mil milhões de toneladas métricas de alimentos.

O relatório, que acompanha o progresso dos países no cumprimento do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de reduzir para metade o desperdício alimentar até 2030, afirmou que o maior contribuinte para o desperdício total foram as famílias, que contribuíram com 60% do desperdício alimentar. Cerca de 30% vieram de serviços de alimentação, como restaurantes, e o restante veio de varejistas.

A nível individual, o relatório concluiu que cada pessoa desperdiça cerca de 174 quilos de alimentos anualmente, o que equivale a pelo menos mil milhões de refeições desperdiçadas diariamente em todo o mundo.

“É uma farsa”, disse a coautora Clementine O'Connor, que se concentra no desperdício de alimentos no PNUMA. “Não faz qualquer sentido e é um problema complicado, mas através da colaboração e da acção sistémica, é um problema que pode ser resolvido.”

Mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam fome crónica e as crises alimentares globais estão a aumentar.


O desperdício alimentar também contribui para o aumento das emissões de gases com efeito de estufa e para a utilização ineficiente da terra e dos recursos para a produção de alimentos. A perda e o desperdício de alimentos geram 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, um pouco abaixo da quantidade produzida pelos Estados Unidos e pela China.

Fadila Jumare, associada do projeto do Centro Busara de Economia Comportamental, sediada na Nigéria, que estuda a prevenção do desperdício alimentar no Quénia e na Nigéria, disse que o desperdício alimentar e a produção ineficiente de alimentos prejudicam as pessoas que já são vulneráveis ​​à insegurança alimentar ou que não podem dar-se ao luxo de uma alimentação saudável. comida.

“Para a humanidade, o desperdício de alimentos significa que há menos alimentos disponíveis para a população mais pobre”, disse Jumare, que não esteve envolvido no relatório.

O relatório destacou a adopção generalizada de parcerias público-privadas por vários governos, entidades regionais e grupos industriais como estratégia para mitigar o desperdício alimentar e aliviar o seu impacto nas alterações climáticas e na escassez de água. Dentro das parcerias, pode acontecer colaboração para monitorar o desperdício de alimentos.

O relatório sublinha também a importância das iniciativas de redistribuição de alimentos, como a doação de alimentos excedentários a bancos alimentares e organizações de caridade, especialmente no sector retalhista, no combate ao desperdício alimentar.

Fontes[editar | editar código-fonte]