ONGs pedem cessar-fogo para retirar civis no Norte de Myanmar
19 de fevereiro de 2015
Ásia —
Trabalhadores humanitários pediram hoje (19) um cessar-fogo para permitir a retirada de civis da cidade de Laukkai, que é palco de confrontos entre o Exército e rebeldes no Norte de Myanmar (antiga Birmânia), na fronteira com a China. Milhares de pessoas fugiram da área remota de Kokang, no nordeste do estado de Shan, nos últimos dez dias, sendo que pelo menos 30 mil atravessaram a fronteira com a China.
Grupos locais suspenderam oficialmente o envio de caravanas humanitárias para a cidade de Laukkai, onde uma série de ataques feitos pelos rebeldes da minoria étnica Kokang, na semana passada, resultou em ações violentas. A decisão foi tomada depois de uma caravana liderada pela Cruz Vermelha ter sido alvo de ataque que causou ferimentos em dois trabalhadores humanitários na terça-feira (17).
“Ainda não sabemos exatamente quantas pessoas continuam presas na região de Laukkai, mas retiramos cerca de 30 nessa quarta-feira (18)”, disse uma fonte da Cruz Vermelha na cidade de Lashio, a 140 quilômetros ao sul de Laukkai. “Estamos pedindo um cessar-fogo por uns dias, para que possamos ajudar a retirar as pessoas. Atualmente, nem o nosso logotipo da Cruz Vermelha pode ajudar a proteger as pessoas. É muito triste”, disse a fonte.
Nos últimos dias, os confrontos têm se concentrado apenas no sul de Laukkai – depois de a cidade ter sido esvaziada pelo ressurgimento da violência na semana passada –, o que resultou na morte de quase 50 soldados. O Exército recuperou o controle da cidade na sequência de ataques aéreos, seguidos de sangrentos confrontos em terra, que resultaram, segundo a imprensa estatal, na morte de dezenas de rebeldes.
Os rebeldes continuam fazendo emboscadas esporádicas contra caravanas militares e acampamentos, mas recuaram “quando foram lançadas contraofensivas”, segundo a edição de hoje do jornal Global New Light of Myanmar. “Três membros do Exército morreram em combate, assim como dois civis”, informou o jornal, acrescentando que outros grupos rebeldes também têm realizado ataques.
Fontes
Talita Cavalcante. ONGs pedem cessar-fogo para retirar civis no Norte de Myanmar— Agência Brasil, 19/02/2015
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|