OMS envia suprimentos médicos para Gaza; Tedros critica evacuação imposta por Israel

Fonte: Wikinotícias

14 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um avião com suprimentos médicos da Organização Mundial da Saúde com destino a Gaza pousou no Egito na manhã de sábado, perto da passagem de Rafah. O Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que os suprimentos serão distribuídos assim que o acesso humanitário através da travessia for concedido.

Tedros instou Israel no X, anteriormente conhecido como Twitter, a reconsiderar sua decisão de evacuar 1,1 milhão de pessoas. “Será uma tragédia humana”, disse ele.

O comentário de Tedros repetiu advertências semelhantes feitas na sexta-feira pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que criticou as forças israelenses pelo prazo de evacuação.

“Transferir mais de 1 milhão de pessoas através de uma zona de guerra densamente povoada para um local sem comida, água ou alojamento, quando todo o território está sitiado, é extremamente perigoso”, disse ele aos jornalistas.

Israel colocou Gaza sob um “cerco total” na segunda-feira, após os ataques do Hamas no sábado.

Os palestinianos estão atualmente sem eletricidade, água e combustível, tornando uma evacuação em massa ainda mais arriscada e complexa. Os ataques israelenses mataram cerca de 1.800 palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

“Isto é um caos, ninguém sabe o que fazer”, disse Inas Hamdan, oficial da agência da ONU para os refugiados palestinos na Cidade de Gaza, à AP, acrescentando que o pessoal da ONU está colaborando no norte de Gaza.

A Agência de Assistência e Obras da ONU para os Refugiados da Palestina disse que transferiu o seu centro de operações central e o seu pessoal internacional de cerca de 300 pessoas para o sul de Gaza para continuar o seu trabalho humanitário. A agência tem cerca de 13 mil funcionários em Gaza, a esmagadora maioria dos quais são palestinianos.

"São instalações da ONU. Devem ser protegidas… e nunca devem ser atacadas de acordo com o direito humanitário internacional", afirmou o grupo da ONU num comunicado.

Notícia relacionada

Fontes